Como fazer um orçamento pessoal simples

 Manter um orçamento pessoal pode ajudar você a gerenciar melhor suas finanças, economizar dinheiro, alcançar seus objetivos financeiros e reduzir o estresse financeiro. Com pequenas mudanças o dinheiro vai render mais e você pode evitar as dores de cabeça dos imprevistos.

  1. Faça um registro de suas despesas: Comece a acompanhar tudo o que você gasta e por que. Você pode fazer isso usando um aplicativo de orçamento pessoal ou um simples caderno de anotações. Toda vez que for comprar algo pense se você está realmente precisando.

  2. Estabeleça um limite de gastos: Determine um limite de gastos para cada categoria de despesas (como comida, moradia, transporte, entretenimento, etc.). Isso ajudará você a priorizar suas despesas e evitar gastos desnecessários. Nunca misture o dinheiro ou a dívida de um departamento com o outro.

  3. Crie um fundo de emergência: Seja preparado para emergências financeiras, como uma perda de emprego ou uma despesa médica inesperada, tendo um fundo de emergência. O ideal é ter pelo menos três a seis meses de despesas básicas guardadas. Guarde de 5% a 10% no mínimo de todo dinheiro que você ganha e comece esse fundo de emergência.

  4. Dê valor ao dinheiro, seja ele uma nota de alto valor ou algumas moedas, crie o hábito de guardar trocados e moedas e trocar por notas nos estabelecimentos toda vez que conseguir inteirar alguma, e juntando essas notas você terá um dinheiro extra para investir ou simplesmente para algum lazer.

  5. Só tenha cartão de crédito se precisar muito, ou tenha com um limite baixo. O cartão passa a falsa sensação de que você tem mais dinheiro do que realmente tem, além de cobrar juros é mais tentador comprar algo que você realmente não precisa, compre a vista sempre que puder que conseguirá descontos.




Comentários

Escolha o assunto

Mostrar mais