O mercado de trabalho está em constante mudança, e as profissões que eram consideradas promissoras e estáveis há alguns anos podem não ser mais tão relevantes atualmente. A evolução tecnológica, as mudanças sociais e as novas tendências de mercado têm um impacto significativo na demanda por certas profissões. Uma pesquisa realizada com dados reunidos em mais de 40 países indicou profissões que vão oferecer mais oportunidades e as que tendem a desaparecer nos próximos quatro anos.
Entre as profissões com alta demanda nos próximos 4 anos estão especialistas em:
Inteligência artificial.
Aprendizes de máquinas: profissionais que criam tecnologia usada, por exemplo, na prevenção de fraudes bancárias e até nos carros autônomos.
Big data: análise de uma quantidade muito grande de dados para tomada de decisões, as vezes de forma imediata.
Segurança da informação: a proteção de computadores e sistemas digitais contra ataques.
Pessoas que trabalham com energia renovável, como a solar.
Tudo o que estiver ligado à agricultura segue em alta.
professores - de cursos técnicos e universitários .
Já as profissões que estarão enfrentando desafios em relação à sua continuidade incluem:
Telefonista: Com o avanço da tecnologia e a popularidade das opções de atendimento automatizado, a demanda por operadores de telefone tem diminuído.
Carteiro: Com a crescente popularidade do e-mail e mensagens eletrônicas, o número de cartas e correspondências físicas enviadas diminuiu consideravelmente.
Fotógrafo de revelação: Com o aumento da fotografia digital e a popularidade do uso de smartphones para tirar fotos, a demanda por serviços de revelação de fotos tem diminuído significativamente.
Operador de máquina de escrever: Com a invenção dos computadores pessoais, o uso de máquinas de escrever diminuiu drasticamente.
Analista de crédito: Com o desenvolvimento de algoritmos e softwares que avaliam o crédito de forma automática, a demanda por analistas de crédito tem diminuído.
Comentários
Postar um comentário