TDAH, bipolaridade e borderline


 


Gostaria de compartilhar que faz anos que fui diagnosticada com o transtorno de humor bipolar, confesso que não foi fácil aceitar o fato de ter que viver em uma ''corda bamba'' para o resto da vida, mas tudo melhora muito depois que você aceita, acerta as medicações e faz terapia regular pelo menos nos primeiros anos. 

Voltando no começo de tudo isso, quero que fiquem atentos e consultem mais de um psiquiatra, no meu caso foram 5 incluindo neurologista, a bipolaridade demora em média 10 anos para ser diagnosticada e é doença psiquiátrica que mais mata por suicídios. Quero deixar aqui os diagnósticos enganosos que já recebi para que percebam o quão parecidos e diferentes são ao mesmo tempo.

O transtorno de HUMOR bipolar é caracterizado por alterações do humor que duram em média de 2 semanas até 1 mês, que podem variar de episódios de mania (períodos de humor elevado e excitação), comportamentos impulsivos, hipersexualização, fala acelerada, gastos desnecessários, abuso de substancias a episódios de depressão (períodos de humor deprimido) esgotamento físico e mental, sono e, excesso. Essas mudanças de humor podem ser tão intensas que interferem significativamente na vida diária da pessoa.


O transtorno de PERSONALIDADE  borderline é caracterizado por uma instabilidade emocional,  emoções muito intensas e mudanças rápidas de humor, comportamentos impulsivos como gastos excessivos, abuso de substâncias, sexo sem proteção,  e dificuldades de relacionamento interpessoal. As pessoas com borderline podem ter alterações frequentes de humor, sentirem-se inseguras em seus relacionamentos, terem medo de serem abandonadas e apresentarem comportamentos impulsivos, como autolesões, 


Já o TDAH é um transtorno de ATENÇÃO e hiperatividade, pessoas com TDAH podem ter dificuldade em se concentrar em tarefas ou atividades que exigem atenção sustentada. Eles perdem facilmente o foco em suas atividades. Hiperatividade,  podem apresentar um nível de agitação excessiva,como se sentirem inquietos ou impacientes, mexendo constantemente em suas mãos ou pés. e impulsividade,  agem com impulsivamente (com irritabilidade as vezes) sem pensar nas consequências. Pessoas com TDAH podem ter dificuldade em se concentrar, seguir instruções e completar tarefas.


Prestem atenção naquele mau humor que não passa nunca, no excesso ou falta de sono e apetite, quando as pessoas próximas falam que você está ''diferente'', seja sincero com seus sentimentos.

Comentários

Escolha o assunto

Mostrar mais