Funções Harmônicas na Música Tonal
Na música tonal (baseada em uma tonalidade específica, como Dó maior ou Lá menor), os acordes desempenham funções específicas que ajudam a estabelecer e movimentar a progressão harmônica. As três funções primárias são:
1. **Tônica (I)**
- Representa a estabilidade e o repouso.
- Em Dó maior, o acorde de **C-E-G** (Dó maior) é a tônica.
- Em Lá menor, o acorde de **A-C-E** (Lá menor) cumpre esse papel.
2. **Dominante (V)**
- Gera tensão e necessidade de resolução.
- Em Dó maior, o acorde de **G-B-D** (Sol maior) é a dominante.
- Frequentemente inclui a sétima menor (G7: **G-B-D-F**) para aumentar a tensão.
- A cadência **V-I** (dominante para tônica) é a mais conclusiva na música tonal.
3. **Subdominante (IV ou ii)**
- Funciona como um "intermediário" entre a tônica e a dominante.
- Em Dó maior, o acorde de **F-A-C** (Fá maior) é a subdominante primária.
- O acorde de **D-F-A** (Ré menor, ii) também pode exercer essa função.
Outros Aspectos Relacionados
- **Cadências**:
- **Perfeita (V-I)**: Encerramento forte.
- **Imperfeita (V-?)** ou **Plagal (IV-I)**: Usada em músicas sacras (ex: "Amém").
- **Emprego de Acordes Emprestados**:
- Uso de acordes de tonalidades paralelas (ex: em Dó maior, usar o **Fá menor** iv, emprestado de Dó menor).
- **Modulação**:
- Mudança de tonalidade usando pivots (acordes comuns entre duas tonalidades).
### **Exemplo Prático (Dó maior)**
Progressão clássica: **C (I) → F (IV) → G (V) → C (I)**
- **C**: Tônica (repouso).
- **F**: Subdominante (prepara a tensão).
- **G7**: Dominante (tensão, quer resolver em C).
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